CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA E POÇOS SEMI-ARTESIANOS
 

23/08/2011 por .

"Conheça este sistema revolucionário em economia e sustentabilidade. Se aplicado corretamente, ele pode atingir uma redução na conta de água de até 35% ao mês"

 

Exemplo usado em edifícios do estado de São Paulo

Descrição: image

Contribuir com o meio ambiente e economizar. Essas ações têm sido uma constante preocupação dos profissionais que constroem e comercializam imóveis, priorizando novas tendências e inovações. Entre os diferenciais, estão os sistemas de captação de água da chuva, adotados pela maioria dos condomínios recém-construídos. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, o aproveitamento dessa água é uma ótima alternativa para os condôminos economizarem dinheiro com o abastecimento. A avaliação é do presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), Armelindo Carraro.

O presidente explica que a redução na conta no fim do mês pode chegar a até 35%, com a instalação do sistema, pois a água captada pode ser usada para a lavagem de áreas comuns, carros, calçadas ou mesmo para regar jardins, flores e plantas. No entanto, a economia pode ser ainda maior se for realizada a troca/instalação de equipamentos hidráulicos (regulador de vazão, arejadores, controladores de vazão, vasos sanitários etc).

A maioria dos imóveis construídos recentemente vem com o sistema instalado. No entanto, é possível criar soluções para atender também os condomínios já construídos há algum tempo. “O ideal é que síndicos e administradores levantem os custos e apresentem as possibilidades aos condôminos, de acordo com as necessidades de cada imóvel e perfil de moradores”, observa Carraro.


A utilização de calhas nos telhados e em outras áreas impermeáveis pode ser uma alternativa na captação da água da chuva. O processo envolve a canalização, por meio de tubulação hidráulica, e a filtração da água que vai para um reservatório comum, onde é tratada e distribuída para uso não potável.

Na avaliação do presidente do Secovi/Oeste, além da economia gerada, a captação também contribui para evitar enchentes e reduzir os problemas de saúde pública, com menos água nas ruas, diminuindo os impactos das chuvas nas cidades. “O primeiro passo é conscientizar os moradores e os administradores dos condomínios para que adotem mudanças de posturas e priorizem os meios sustentáveis”, finaliza Carraro.

SERVIÇOS REALIZADOS PELA MECHATRONICS:

- Projeto para Instalação de Captação de Água de Chuvas;
- Montagem de Sistema de Captação;
- Perfuração de Poços Semi-Artesianos;
- Adaptação do Imóvel para Recebimento da Estrutura;
- Total garantia dos serviços prestados;

 

                                  Mechatronics Instrumentação e Automação Industrial Ltda.
                                                   Rua Amador Bueno, 116 1º Andar Sala 2
                                                                    Centro - Santos
                                                                    CEP: 11030-150
                                   Laboratório de Calibração ( Pressão e Temperatura ),
                                   Oficina de Montagem de Painéis e Manutenção / Mecânica
                                                             Av. dos Trabalhadores, 4555
                                                              Vila Sônia -  Praia Grande
 

 

 

  Site Map